Graffiteiros do Maranhão selecionados para o K.O.B

24/02/2010 13:53


A crew Maranhese de Graffiti Efeito Colateral, foi selecionada entre as 20 crews Brasileiras que participaram da 1ª BATALHA NACIONAL DE GRAFFITI K.O.B – KING OF BRASIL, que acontecerá dentro do evento URBAN FEST 2010, Feira de Cultura, Atividades e Moda Urbana no periodo de 25 à 28 Março de 2010 no Centro de Exposições imigrantes - SP.

A BATALHA

A cultura Hip Hop se alastrou junto com as gangues Nova-iorquinas, que ja por volta da década de 70, respondia a opressão social com violência brutal. Além das depredações dos prédios do bairro, era comum o confronto armado. Por tradição norte-americana os grupos étnicos não se misturavam, daí tinha gangues de hispânicos e gangue de negros.

Cada um tinha o seu código de grupo, o chamado Tag (assinatura dos grafiteiros), que demarcavam o território. Preocupado com tudo isso, África Bambaata resolveu marcar alguns confrontos, onde as gangues poderiam resolver suas diferenças. Esses confrontos aconteciam em festas e bailes, onde a dança era a principal arma.

Surgiu então a batalha, conhecida até hoje como "racha".

POR QUE UMA BATALHA EM CREWS?

A arte de se expressar por meio de pinturas em paredes, nos remonta a realidade pré-histórica, onde grupos.A Batalha em crews se torna muito mais completa, uma vez que em uma crew há artistas variados, que mesclam estilos, técnicas, além das diversas vertentes do Graffiti como personagens e letras. Um complementa o trabalho do outro. representavam em paredes de cavernas seu cotidiano de caças e migrações. Este fenômeno artístico se tornou uma tradição que permanece até os dias atuais, porém com motivos bem diferentes daqueles outrora pintado nas paredes das cavernas.

O desafio é justamente unir tudo isso sem perder a interação,
mediação e colaboração entre os indivíduos que estão ligados
em rede por relações de interdependência.

https://www.kingofbrasil.com.br/kob/inscricoes.html

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.